Editais-Festivais-Mostras e similares

Museu da Gente Sergipana celebra mês da cultura popular com ações educativas e projeto ‘Arrudiar’

Fonte e foto: ASCOM/Governo de Sergipe

O Instituto Banese, por meio do Museu da Gente Sergipana, promoverá atividades especiais para comemorar as tradições e os saberes da cultura popular. Denominada ‘Agosto: mês das culturas da gente’, a programação foi pensada em alusão ao Dia do Folclore, celebrado em 22 de agosto. O evento irá incluir ações educativas e a quarta edição do projeto ‘Arrudiar’, iniciativa que busca proporcionar experiências através de visitas a locais de Sergipe que agregam valor histórico, cultural, educativo e turístico.

Na terça-feira, 22, e quarta, 24, às 14h, acontecerá a ação educativa ‘Uma lenda bem sergipana’, elaborada pelo Núcleo Educativo do Museu, que consiste em homenagear a cultura sergipana com foco nos mitos e lendas. A apresentação contará a lenda de João Valentim, conhecido como o lobisomem do sertão sergipano. A metodologia da contação de história com encenação ajuda a despertar nas crianças a curiosidade, a imaginação, a atenção, a audição e a percepção. A ação é gratuita e destinada ao público em geral, e incluirá interpretação em Língua Brasileira de Sinais – Libras.

Já no sábado, 26, será realizada mais uma edição do Projeto ‘Arrudiar’, com o tema ‘Lagarto, terra de Sílvio Romero, o folclorista da gente’. Os participantes serão levados ao município de Lagarto, no centro-sul do estado. O roteiro irá apresentar o patrimônio imaterial e cultural da cidade, tendo como foco o protagonismo do folclorista lagartense Silvio Romero e sua relação com a cultura popular. Durante o trajeto, será possível conhecer povoados, praças e monumentos, assistir à apresentação do grupo Parafusos e experimentar a culinária regional.

O passeio contará com a orientação dos professores e historiadores Osvaldo Ferreira Neto e Claudefranklin Monteiro, lagartense e membro da Academia Sergipana de Letras, além da guia de turismo Maria Rosendo.

As vagas para o ‘Arrudiar’ são limitadas e, para participar, é necessário ter 18 anos ou mais. Informações sobre valor da inscrição e outros detalhes podem ser conferidos no site museudagentesergipana.com.br.

Programação

7h – Concentração

7h30 – Saída do Museu da Gente Sergipana

9h30 – Chegada em Lagarto e início do roteiro (Cruz das Almas, no Povoado Santo Antônio; Praça Nossa Senhora da Piedade; Casa onde nasceu Silvio Romero; Praça do Rosário; Praça Sebastião Garcez e Filomeno Hora)

12h30 – Almoço

13h30 – Retorno a Aracaju

15h30 – Previsão de chegada no Museu

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo
Fechar

Adblock detectado

"Olá! Parece que você está utilizando um bloqueador de anúncios (adblock) em seu navegador. Gostaríamos de lembrar que o nosso site exibe anúncios como forma de financiamento para manter a qualidade do nosso conteúdo e serviços. Entendemos que a publicidade pode ser incômoda em algumas situações, mas pedimos a sua compreensão e colaboração para desativar o adblock em nosso site. Assim, poderemos continuar oferecendo um serviço de qualidade e gratuito para você. Obrigado!"